Estou no plano ProtonVPN Plus e tenho o aplicativo instalado no meu computador e no meu telefone móvel. Sempre ativo o VPN no meu computador, mas uso raramente no meu telefone móvel, exceto quando acesso uma rede Wi-Fi insegura quando estou fora de casa. Faço quase tudo no computador. Há algum valor em usar um VPN “sempre ativado” no meu telefone nesse tipo de situação?
Depende de você. Enquanto seu telefone estiver ligado, ele estará transmitindo dados: para seu provedor de rede móvel (AT&T, Verizon, etc.), para o provedor do seu sistema operacional (Google no caso do Android, Apple no caso do iOS), e para todos os aplicativos que você usa ou permite que rodem em segundo plano.
Usar ProtonVPN permite esconder seu endereço IP (seu tráfego passará pelos servidores do ProtonVPN e usará seus endereços IP), usar os servidores DNS do ProtonVPN, e – se ativar o NetShield – fazer um bloqueio básico de anúncios e rastreadores. Claro que não tornará você completamente anônimo, mas oferece um nível de privacidade melhor do que operar sem VPN ativado.
Então, novamente, depende de você. Para mim, pessoalmente, sempre ativo o ProtonVPN no meu telefone quando deixo minha rede doméstica; ter apenas o NetShield já vale para mim.
Eles acabaram de adicionar busca na versão beta, assim você pode procurar por servidores e países. Gosto do aplicativo, mas como disseram outros, ele frequentemente desconecta quando está bloqueado, o que é minha única desvantagem.
O download é gratuito, independentemente do seu plano, então pode ser mais fácil baixar e testar por conta própria.
Uso em todos os meus celulares (Android) e é bastante bom. Ainda vejo anúncios no YouTube, mas não vejo um em artigos ou há MUITO tempo.
Tenho dificuldades com isso. Quero usar, mas não tenho nada a esconder e não me importo que Google, Apple, os aplicativos saibam onde navego online. Tenho 3 telefones e nem uso o Proton VPN. Nem mesmo uso no meu computador em casa, porque alguns servidores ficam tão sobrecarregados que alguns sites que acesso nem deixam passar devido a isso. Simplesmente não uso eles. Prefiro simplicidade a passar por essas complicações só para esconder meu IP.
Não se você tiver um dispositivo Apple. Amo o Norton Home Security nos meus dispositivos, mas ele atrapalhou meu telefone! Liguei para a Apple e disseram que devia removê-lo porque eles têm seu próprio software, que não é compatível com VPNs de terceiros. Não sei se é verdade, mas aconselho fazer uma pesquisa para ver quais marcas são compatíveis com seu dispositivo.
Verdade. O aplicativo Proton é o pior para iOS, com essa falha.
Usar ProtonVPN permite esconder seu endereço IP (seu tráfego passará pelos servidores do ProtonVPN e usará seus endereços IP), usar os servidores DNS do ProtonVPN, e – se ativar o NetShield – fazer um bloqueio básico de anúncios e rastreadores. Claro que não tornará você totalmente anônimo, mas oferece um nível de privacidade melhor do que operar sem VPN.
Por que uso ele o tempo todo, até em casa. Não quero que meu ISD, meu provedor de rede móvel, ou qualquer site saibam o que estou fazendo. Não é que esteja fazendo algo ilegal, só não quero que pessoas ou empresas espie minha vida pessoal. E mesmo sabendo que nada é totalmente anônimo na internet, podemos tentar manter nossa vida na internet tão privada quanto possível.
Ao invés do NetShield, uso o Blokada Cloud nos meus dispositivos móveis, que bloqueia mais anúncios e rastreadores por enquanto. Se o NetShield melhorar com o tempo, trocarei para ele.
Dizem que estão corrigindo isso, espero que seja verdade.
edit – Fonte: https://reddit.com/r/ProtonVPN/comments/u1vujm/_/i4pe137/?context=1
Concordo, prefiro minimizar a quantidade de dados que empresas/aplicativos sabem sobre mim.
Para mim, a diferença é que não preciso deixar o aplicativo ProtonVPN ativado no meu telefone quando estou em casa. Tenho o ProtonVPN rodando no meu roteador, então está sempre ativado para minha rede doméstica. Além disso, na minha rede doméstica, tenho o Pihole ativado, que faz um ótimo trabalho bloqueando anúncios e rastreadores. Gostaria que o aplicativo ProtonVPN no iOS tivesse uma opção de “lista de permissões” para desativar o VPN quando meu telefone estivesse conectado a uma rede Wi-Fi permitida; assim, não precisaria lembrar de ativar o ProtonVPN toda vez que saísse de casa. O NordVPN tinha esse recurso e era muito conveniente.
Tenho ouvido falar. Talvez precise fazer a transição para ele para vídeos.
Sabe quando disseram isso? Sempre foi assim desde o lançamento do aplicativo.
Sim, atualizei meu comentário. Desculpe, deveria ter incluído isso na minha resposta original. D:
Fyi /u/Loli-Loli – a atualização já foi lançada. Parece que resolveu o problema.