Como otimizar o Xcloud, segundo os comentários

Então, primeiramente, eu moro no Brasil, o que pode ser uma das razões de alguns dos meus problemas. Agora estou jogando Guardians of the Galaxy e tentei jogar Arkham Knight na nuvem (tentei rodar no meu 1050 ti com 8 GB de RAM e falhei miseravelmente) com minha fibra óptica de 200 Mbps e estou tendo alguns problemas:

O maior deles são transições pixeladas nas cenas cinematográficas e às vezes uma pixelização insuportável na jogabilidade, o que é um pouco estranho, já que não sinto atraso algum, ou até mesmo baixa FPS, apenas pixels congelados

Outro ponto que é mais curiosidade do que problema é a resolução, não tenho certeza de qual resolução estou jogando, mas acho que está entre 1080p a 1200p (suspeito que seja alta, talvez nem seja HD), e gostaria de comentários sobre o que poderia ajudar nesses aspectos.

Tente jogar pelo navegador, recomendo o Edge. Se estiver tentando pelo programa da Microsoft, esse é o problema dos pixels pixelados.

{Sou também brasileiro, mas vou falar em inglês porque sou novo no Reddit e ainda não estou familiarizado com as regras}

Tenho uma configuração bem pior que a sua — 4 GB de RAM, I5 2100 e Windows 7 de 64 bits — e o XCloud funciona bem o suficiente no meu PC, então o problema definitivamente não é seu hardware.

Também tenho uma fibra óptica de 200 Mbps, que muitas vezes me dá um ping alto nos serviços de internet em geral — então sua velocidade de internet também não é o problema.

Vamos verificar o que pode estar causando e de lá podemos partir.

1) Como você está se conectando à internet?

Está usando um cabo Ethernet ou se conecta via Wi-Fi?

-Se estiver usando Wi-Fi, certifique-se de que seu PC suporta 5G e que seus drivers estão atualizados, ou você pode estar operando numa velocidade menor que a máxima.

-Se estiver usando Ethernet, confirme se seu driver está atualizado e se sua internet está funcionando corretamente.

No meu caso, meu notebook usa Wi-Fi 2.4G, que chega até 30-40 Mbps de download/upload. Meu PC principal usa Ethernet, que chega a 100 Mbps. Meu telefone alcança 80 Mbps numa Wi-Fi 2.4G. Apesar disso, meu plano oferece 200 Mbps.

Lembre-se que você pode comprar um adaptador 5G para seu PC alcançar velocidades acima de 100 Mbps, se seu hardware não suportar 5G nativamente. Eles custam cerca de 100 BRL e são compatíveis com qualquer PC. Contudo, não funcionam com dispositivos móveis.

2) Você tem algum dispositivo Bluetooth conectado ao seu PC?

Tive uma experiência péssima comprando um controle Bluetooth, só pra perceber que ele atrapalhou totalmente o sinal do meu roteador e tornou o uso do XCloud praticamente impossível. Depois disso, tive que voltar a usar um controle com fio.

-Tente desativar qualquer dispositivo Bluetooth que você tenha e desative a função Bluetooth do seu PC também, para que ele não transmita sinal ou procure por ele!

-Certifique-se também de desativar o Bluetooth do seu telefone e de outros dispositivos próximos para que o teste funcione!

3) Como você está executando o XCloud? Pelo navegador ou pelo aplicativo oficial?

-Se estiver no navegador, qual navegador está usando? É o Microsoft Edge? Se não, tente usá-lo e veja o que acontece. Se não melhorar, mude para o aplicativo na área de trabalho e teste novamente.

-Se estiver no aplicativo de desktop, tente usar a versão do navegador no Edge e veja se melhora.

Passo extra:

Se nenhum deles funcionar bem, você pode emular Android no seu PC via Bluestacks ou outros emuladores, ou usar Virtual Box, e baixar o app Android. Apenas ative a virtualização do seu CPU para não ter uma performance ruim.

4) Em que horário você tenta jogar?

Quando o serviço chegou ao Brasil, havia um problema enorme com filas. Você tinha que esperar bastante para fazer login.

Eles resolveram esse problema após o primeiro mês, mas uma nova surgiu: às vezes você é direcionado para um servidor diferente, e a conexão fica tão instável que as imagens ficam pixeladas e borradas, tornando o jogo praticamente impossível. Esse problema foi reduzido, mas ainda há pixelização em horários de pico.

-Tente usar o XCloud em horários inusitados, como após meia-noite ou durante a tarde de um dia de semana, para verificar se o problema melhora ou permanece.

5) Teste sua internet com YouTube e GeForce Now (veja notas)

Vamos colocar sua conexão à prova e ver se o problema é sua internet:

Para isso:

-1) Acesse o YouTube e assista a qualquer vídeo de sua preferência com pelo menos 30 minutos e que possa ser reproduzido em 1080p a 60FPS.

-2) Crie uma conta no GeForce Now (ou use uma que já tenha), configure a qualidade do streaming para 1080p a 60FPS (ou mais), conecte sua conta Steam/Epic/Ubi/GOG e escolha um dos jogos free-to-play ou que você já possui. Assim que o jogo começar, pressione CTRL+N para abrir o diagnóstico de rede e jogue por 30 minutos.

Nota: Você não precisa pagar assinatura do GFN para testar.

Nota 2: Estou recomendando o GFN apenas para ajudar a determinar se o problema está na sua rede ou noutro lugar. Não estou dizendo que o GFN é melhor ou pior que o XCloud.

6) Atualize seus drivers de rede.

FAÇA BACKUP, BACKUP, BACKUP! Faça backup do seu driver atual de rede, para não ficar sem conexão se precisar instalar um driver diferente de outra máquina!

-Atualizar drivers pode ajudar a estabilizar sua rede.

7a) Contate sua provedora de internet.

Se identificar que o problema é na sua rede, fale com seu provedor para tentar resolver.

7b) Envie e-mail ao suporte do XCloud.

Se o problema não for seu, e nada do que foi sugerido ajudar, envie um e-mail para a equipe de suporte do Microsoft XCloud explicando sua situação. Eles podem ajudar melhor.

Sobre a resolução:

Para responder sua dúvida, resolução do XCloud no desktop é 1080p a 60FPS (para transmissão). Jogos antigos podem rodar a 30FPS. Na versão móvel, o limite era 720p, mas ouço dizer que agora é 1080p, mas não tenho certeza se já é assim no Brasil.

Não há como mudar a resolução manualmente.

Essa pode ser uma feature futura, junto com 4K, mas a prioridade atual parece ser oferecer jogos free-to-play, suporte a teclado/mouse e outras melhorias primeiro, antes de aumentar a resolução. Essa é minha opinião pessoal.