Tenho o utorrent instalado no meu laptop há cerca de três anos e, de repente, meu antivírus (avira versão gratuita) me notificou que detectou atividade suspeita e colocou em quarentena. Cliquei em detalhes, mas não mostrou nada, apenas executou o Luke Filewalker e depois abriu a janela principal do avira.
Tentei procurar o utorrent para desinstalar, mas ele já tinha desaparecido. Pensei que fosse apenas um glitch, então tentei baixar um novo instalador do utorrent, mas o avira pegou o instalador e colocou em quarentena, então ele desapareceu e eu não sei mais o que fazer.
Olá! Talvez esteja um pouco atrasado, mas acabei de ver este tópico e queria sugerir uma solução. O que você está experimentando é um comportamento vindo realmente do Avira. Em algum momento, eles introduziram essa detecção que remove automaticamente certas coisas. No entanto, você pode desativar isso para evitar futuras exclusões ou ações de quarentena. Existem duas configurações que resultam nesse comportamento:
- Risco à privacidade e segurança
- PUA (sigla para Potenciais Aplicativos Indesejados) https://www.avira.com/en/support-threats-summary/7946?track=1
Você pode encontrar essas opções dentro do Avira navegando até:
- Clique em “Configurações do Avira” (ícone de engrenagem no canto superior direito da janela do Avira). Você verá três abas no menu de árvores à esquerda da janela. São Geral, Segurança e Privacidade.
- Expanda a aba “Segurança”.
- Expanda “Opções de proteção”.
- Clique em “Categorias de ameaças”.
- Desmarque “Risco à privacidade e segurança” e “Aplicativos potencialmente indesejados”.
Seguindo esses passos, você resolverá o que está experimentando, e seu software funcionará normalmente, sem ser colocado em quarentena ou remover qualquer coisa que você baixe.
Por último, o Windows Defender também faz coisas semelhantes, então caso precise de ajuda com ele, posso te mostrar como configurá-lo também.
No entanto, é importante estar ciente de que desativar essas opções pode expor seu sistema a certos riscos, então leia mais sobre o que elas fazem.